Seguro de Responsabilidade Civil: o seguro voltado aos transportadores de carga.

É um tipo de seguro obrigatório, que tem como finalidade proteger a empresa que transporta bens e mercadorias de terceiros. Garante os bens transportados desde o momento do embarque da carga no veículo transportador até o desembarque, isto é, quando as mercadorias são descarregadas do veículo no destino final.

COBERTURA

Diferentemente do seguro de transporte, o de responsabilidade civil tem coberturas bem restritas. Seu objetivo é indenizar prejuízos causados à carga de mercadorias devido a um acidente com o veículo transportador. Esse tipo de seguro não cobre roubo ou furto das mercadorias nem danos provocados por embalagens inadequadas ou por mau acondicionamento dos produtos. Riscos fortuitos ou de causa maior também não são cobertos.

SINISTRO

No caso de ocorrer um acidente ou dano durante o transporte daquela mercadoria, o contratante do seguro de Responsabilidade Civil é indenizado pelo prejuízo que causou à mercadoria de terceiros.

Modalidades

RCTR-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga)
Contratado pela empresa transportadora, é o seguro que garante ao transportador o reembolso de indenizações em que ele foi obrigado a pagar por prejuízos causados às mercadorias de terceiros transportadas.

RCF-DC (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa por Desaparecimento de Carga)
Contratado pelo transportador/transportadora, é o seguro que cobre riscos contra roubo das cargas transportadas incluindo o desaparecimento do veículo.

RCT-VI (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário em Viagem Internacional)
Também é contratado pelo transportador em viagens internacionais, protegendo o Transportador em sua responsabilidade com a carga de terceiro transportada.

Seguro de Casco
Seguro contratado para cobrir danos causados contra o veículo marítimo (casco).

Seguro de P & I
Seguro de Proteção e Indenização para danos acidentais causados a terceiros pelo navio e suas operações.

RCAC
Seguro obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Aquaviário-Carga (contratado por empresas que realizam transporte de cargas sobre a água (mar, rios e lagoas).

RETA

Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo. Seguro obrigatório.

Contratado para servir de proteção a tripulantes, passageiros e bagagens, além de possíveis danos causados pela aeronave

Seguro Responsabilidade Civil Aeronáutico – LUC – Limite Único Combinado

Cobertura em excesso ao RETA, para cobrir danos causados a terceiros, incluindo custos de defesa, salvamento e assistência médica e despesas suplementares, entre outros

Solicite um orçamento: