Este seguro tem como foco assegurar empresas que podem estar vulneráveis a riscos de danos, poluição, contaminação ou degradação do meio ambiente durante o transporte de mercadorias. Essas empresas são, frequentemente, dos setores alimentícios, químicos, farmacêuticos, metalúrgicos e siderúrgicos, mas acidentes são imprevisíveis, e podem ocorrer em qualquer operação.

As empresas percebem a necessidade deste seguro ao reconhecer os riscos diários que existem no transporte de certos produtos, como contaminar ou provocar algum acidente ambiental.

Essa modalidade de apólice de Responsabilidade Civil, fornece cobertura contra reclamações que envolvem os chamados direitos coletivos e difusos – por exemplo quando há uma ação judicial por um grupo de pessoas identificadas, identificáveis ou não, por um evento de poluição causado pela Empresa.

O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental pode auxiliar a empresa contratante do que diz respeito à:

  • Análise de risco preparatória;
  • Cobertura ampla;
  • Prevenção e proteção contra eventos súbitos;
  • Assistência em ações judiciais;
  • Melhora na gestão de risco;
  • Medidas necessárias para contenção de sinistros iminentes, conforme condições da apólice;
  • Custas judiciais e honorários advocatícios para defesa.
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental

Indicação

As empresas embarcadoras de produtos e transportadores, estão expostas ao risco de danos ambientais no transporte, seja pelo vazamento ou perda do produto, seja pelo acidente com o meio transportador, em que haja perda de produto ao meio ambiente, de onde decorre a imediata obrigação de contenção e limpeza, além de eventual condenação a indenização pelos danos causados a terceiros ou acordo com o órgão público, além das despesas legais.

Coberturas

Diferente do Seguro de Responsabilidade Civil Geral, o Seguro de RC Ambiental é bem menos restrito. Com esse tipo de seguro, a empresa garante a cobertura de diversos cenários. Entre seus diferenciais em relação ao RC tradicional estão:

  • Cobertura para poluição gradual – ao contrário da poluição súbita, decorrente de um acidente, que é coberta pelo Seguro de RC Geral;
  • Cobertura de possíveis reclamações dos chamados direitos difusos e coletivos, cuja ação de indenização tem como titular o Ministério Público, junto com um órgão ambiental;
  • A apólice do Seguro de RC Ambiental cobre também o gestor responsável da empresa ou aquele que o Ministério Público arrolar como réu na ação. A poluição súbita da apólice de RC Ambiental cobre somente a empresa.
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental

Qual a diferença entre o Seguro de Responsabilidade Civil Geral e o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental?

A diferença entre ambos tipos de seguro é a inclusão de cobertura para reclamações decorrentes de ofensas aos direitos coletivos e difusos, por poluição ou contaminação gradual, quando os terceiros habilitados para tal, entre outros, são aqueles definidos no Artigo 5º da Lei 7347/85, entre os quais o Ministério Público, Defensoria Pública, Unidades Federativas e União, além das  Associações definidas no Inciso V do Artigo citado.

Como contratar?

Para saber mais sobre esse seguro, tirar dúvidas, fazer uma cotação ou iniciar o processo de contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, basta entrar em contato com a CredRisk Marine e iremos assessorá-lo do início ao fim.